Produção e reprodução do conhecimento escolar em tempos de fake news

as contribuições da Divulgação e da Alfabetização Científica no ensino de História

Autores

Resumo

O artigo é fruto de estudos e práticas realizadas na formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Campinas. Partindo de leituras sobre os limites e possibilidades do campo da divulgação científica, propomos a apropriação da metodologia da alfabetização científica pelas ciências humanas como um ponto estratégico para o fortalecimento da democracia e para o combate à desinformação e à negação científica. Relativamente ao ensino de História, buscamos apontar as potencialidades daquela abordagem didática e refletir sobre o papel da própria História no contexto atual, assim como dos professores da Educação Básica como produtores, divulgadores e mediadores de conhecimento.

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Biografia do Autor

Andrei Felipe Campanini, Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SP)

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Campinas. ORCID iD: 0009-0001-9103-4702. E-mail: andrei.campanini@educa.campinas.sp.gov.br.

Gabriel Vinicius Baroni, Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SP)

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Campinas. ORCID iD: 0009-0004-2441-2613. E-mail: gabriel.vinicius@educa.campinas.sp.gov.br.

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Publicado

12-09-2023

Como Citar

CAMPANINI, A. F.; BARONI, G. V. Produção e reprodução do conhecimento escolar em tempos de fake news: as contribuições da Divulgação e da Alfabetização Científica no ensino de História. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128304. Acesso em: 21 maio. 2025.