Anticomunismo e Ensino de História

origens e atualidade

Autores

Resumo

O presente artigo propõe-se a realizar uma análise entre o anticomunismo e o Ensino de História, visto que é um problema latente na conjuntura educacional brasileira. Sendo a educação sensível às conjunturas políticas, será estabelecido um diálogo sobre a historiografia e a atualidade do anticomunismo e como esses elementos condicionam a prática pedagógica. Optou-se por uma abordagem teórica visando o estudo crítico e dialético do problema, objetivando a superação do presente momento a partir de uma práxis transformadora. Nesse sentido, é um intento de contribuir para a ampliação do estudo do avanço da extrema-direita contra o Ensino de História no período recente do país.

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Biografia do Autor

João Vitor de Armas Teixeira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, bolsista CAPES e graduando em Letras-Português na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). ORCID iD: 0000-0002-3621-0718. E-mail: joaoarmas1998@gmail.com.

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Publicado

12-09-2023

Como Citar

TEIXEIRA, J. V. de A. Anticomunismo e Ensino de História: origens e atualidade. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128281. Acesso em: 29 abr. 2025.