A revista Nova Escola e a tradução curricular sobre a competência socioemocional

Autores

Resumo

O artigo considera as apropriações da revista Nova Escola em relação aos currículos escolares, especialmente quanto à competência socioemocional, iniciada nos Parâmetros Curriculares Nacionais da década de 1990 e hoje em voga na Base Nacional Comum Curricular de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Compreende que a concepção de competência socioemocional intersecciona a dimensão economicista da pedagogia das competências e a dimensão emocionalizada das denominadas “pedagogias psi”. Entende que a revista parte de uma tradução dos currículos escolares, prescrevendo, recomendando, indicando ao professor e à professora
qual história ensinar e como ensiná-la, a partir de uma visão da história e de ensino almejados para alguns grupos sociais,  notadamente para o grupo empresarial. Focaliza as propostas para desenvolvimento da competência denominada “socioemocional” nos(as) jovens estudantes, concluindo que embora haja um discurso convincente ao propor protagonismo, equilíbrio, resiliência, autonomia, autoestima, etc., apela para competência emocional/psíquica para o mundo do trabalho regulado por políticas neoliberais, desviando a história (assim como outras disciplinas) como disciplina escolar sustentada pela ciência.

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Biografia do Autor

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em História da Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou estágio de pós-doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID iD: 0000-0001-5299-2935. E-mail para contato: metramos@uem.br.

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Publicado

12-09-2023

Como Citar

RAMOS, M. E. T. A revista Nova Escola e a tradução curricular sobre a competência socioemocional. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128279. Acesso em: 29 abr. 2025.