A ditadura militar e os desafios do ensino de história no tempo presente

disputas de narrativas, mídias sociais e negacionismos

Autores

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou investigar os discursos revisionistas e negacionistas da ditadura militar brasileira, mapeando os argumentos centrais utilizados na defesa ou justificação do regime ditatorial. A partir destes resultados, defende-se que os argumentos dos saudosos da ditadura, presentes em livros e plataformas digitais, terão que ser conhecidos pelos professores de História. Isto impõe um novo desafio de formação que é o de aliar o conhecimento historiográfico à preparação para o debate público. Toma-se como pressuposto que o ensino de História se realiza, como todo o processo educacional, no mundo dos valores coletivos, dentre eles, a defesa da democracia.

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Biografia do Autor

Giovany Pereira Valle, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). ORCID iD: 0000-0001-9238-2824. E-mail para contato: giovanyvalle_guitar@hotmail.com

Jean Carlos Moreno, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do Programa de Pós-Graduação em História Social Universidade Estadual de Londrina (UEL). ORCID iD: 0000-0002-8781-9590. E-mail para contato: jeanmoreno@uenp.edu.br

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Publicado

12-09-2023

Como Citar

VALLE, G. P.; MORENO, J. C. A ditadura militar e os desafios do ensino de história no tempo presente: disputas de narrativas, mídias sociais e negacionismos. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128175. Acesso em: 29 abr. 2025.