Bicentenário pra quem?
o processo de construção da cidadania através de uma análise das representações dos povos indígenas de Pernambuco nos livros didáticos
Resumo
Em pleno ano do bicentenário da independência do Brasil há ataques aos direitos dos povos indígenas, protagonizados pelo presidente da nação e apoiados por parcela significativa da população. Aqui discuto se o ensino de história está contribuindo para transformar essa realidade. Utilizando como exemplo cinco revoltas ocorridas em Pernambuco, discuto a forma como os povos indígenas são retratados em livros didáticos e como isso se relaciona com a construção da cidadania no Brasil contemporâneo, onde a questão indígena é pauta urgente dentro e fora das escolas.
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Publicado
12-09-2023
Como Citar
ZUZART, C. C. Bicentenário pra quem? o processo de construção da cidadania através de uma análise das representações dos povos indígenas de Pernambuco nos livros didáticos. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128128. Acesso em: 19 jun. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
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