Bicentenário pra quem?

o processo de construção da cidadania através de uma análise das representações dos povos indígenas de Pernambuco nos livros didáticos

Autores

Resumo

Em pleno ano do bicentenário da independência do Brasil há ataques aos direitos dos povos indígenas, protagonizados pelo presidente da nação e apoiados por parcela significativa da população. Aqui discuto se o ensino de história está contribuindo para transformar essa realidade. Utilizando como exemplo cinco revoltas ocorridas em Pernambuco, discuto a forma como os povos indígenas são retratados em livros didáticos e como isso se relaciona com a construção da cidadania no Brasil contemporâneo, onde a questão indígena é pauta urgente dentro e fora das escolas.

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Biografia do Autor

Carmelita Costa Zuzart, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestranda em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e bolsista CAPES. ORCID iD: 0000-0001-5004-9994. E-mail: carmelitazuzart@gmail.com

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Publicado

12-09-2023

Como Citar

ZUZART, C. C. Bicentenário pra quem? o processo de construção da cidadania através de uma análise das representações dos povos indígenas de Pernambuco nos livros didáticos. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128128. Acesso em: 29 abr. 2025.