Passado em disputa

desafios e possibilidades para o ensino de História

Autores

Resumo

A crescente guerra de informações e a amplificação de narrativas revisionistas e/ou negacionistas acerca de temas sensíveis trouxeram novos desafios e possibilidades para o ensino de História no Tempo Presente. Entendendo a sala de aula como lugar de construção do conhecimento histórico, a abordagem das disputas pelo passado com as chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) pode aproximar alunos/as e professores/as, instigar a pesquisa, e possibilitar um ensino de História mais significativo para todos/as os/as envolvidos/as, unindo conhecimentos históricos e tecnológicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Rodrigo Pereira da Fonseca, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Ensino de História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor de História da Secretaria Municipal de Educação de Camboriú/SC. ORCID iD: 0000-0001-6853-3653. E-mail para contato: robson_fonseca@live.com

Caroline Jaques Cubas, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH/UDESC). ORCID iD: 0000-0001-5411-6824. E-mail para contato: caroljcubas@gmail.com

Downloads

Publicado

12-09-2023

Como Citar

FONSECA, R. R. P. da; CUBAS, C. J. Passado em disputa: desafios e possibilidades para o ensino de História. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/127681. Acesso em: 29 abr. 2025.