Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre o comunismo

possíveis implicações para o ensino de história

Autores

Resumo

A institucionalização da repressão ao comunismo é uma das principais características da história brasileira do século XX, repercutindo em todas as áreas da sociedade, inclusive a educação. Todavia, atores da extrema-direita, como o movimento Escola Sem Partido e o escritor Olavo de Carvalho, afirmam que há uma “doutrinação comunista” em curso no sistema educacional brasileiro. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar as representações sociais de estudantes da 3a série do Ensino Médio sobre o conceito de comunismo. Participaram da pesquisa 40 estudantes de três escolas da rede pública do Distrito Federal, aos quais foi aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras. Os termos mais evocados foram “ideologia política”, “ditadura”, “fome” e “igualdade”. Diante dos dados obtidos, o artigo sustenta a hipótese de que, nas escolas analisadas, não é possível falar em uma “doutrinação comunista”.

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Biografia do Autor

Ivan Andrew Campos Haxton, Centro Universitário e Faculdade Projeção (UniProjeção)

Especialização em Filosofia pela Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCeub). Graduação em História pelo Centro Universitário e Faculdade Projeção (UniProjeção). Graduação em Educação física pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCeub). ORCID iD: 0000-0001-8602-4692. E-mail para contato: ach.ivan21@gmail.com

Elisvânia Amaro da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora de Educação Básica (Secretaria de educação do Distrito Federal). ORCID iD: 0000-0002-2629-9659. E-mail para contato: elis.unb@gmail.com

Cláudia Pinheiro Nascimento, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Pará (UFPA). ORCID iD: 0000-0003-4317-9269. E-mail para contato: nascimento.cp@gmail.com

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Publicado

12-09-2023

Como Citar

HAXTON, I. A. C.; SILVA, E. A. da; NASCIMENTO, C. P. Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre o comunismo: possíveis implicações para o ensino de história . Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/127674. Acesso em: 23 jun. 2025.