Reflexões sobre a história do ensino de História e sobre quais histórias queremos contar

Autores

Resumo

O presente texto analisa a história do ensino de História no Brasil e problematiza a constituição desse componente curricular em diferentes períodos históricos. É uma investigação bibliográfica que busca suporte em Chervel (1990), Bittencourt (2008), Seffner (2019), Albuquerque Júnior (2019), entre outros, para analisar a disciplina de História, atrelado a concepção de História problema, amplamente difundida no Brasil desde meados do século XX. Constatamos que com o passar dos anos a disciplina preocupa-se com questões que envolvem o cotidiano e absorve tais realidades em seus estudos, o que aproxima o conhecimento histórico da realidade dos estudantes e cria um ambiente propício para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Jéferson Schneider Iéque, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul - Campus Pelotas)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas) e integrante do Grupo de Pesquisa História, Educação e Docência (GPHEDo). ORCID iD: 0000-0002-9582-0890. E-mail: jeferson.ieque@gmail.com

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Campus Pelotas)

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul – Câmpus Pelotas), coordenadora do Grupo de Pesquisa História, Educação e Docência (GPHEDo). ORCID iD: 0000-0003-0791-7359. E-mail: adriana.adrileon@gmail.com

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Publicado

12-09-2023

Como Citar

IÉQUE, J. S.; LEON, A. D. Reflexões sobre a história do ensino de História e sobre quais histórias queremos contar. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/127387. Acesso em: 14 jun. 2025.