A pandemia, o Ensino de História e os novos desafios

a utilização de réplicas de materiais líticos com alternativa pedagógica

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões a respeito da experiência obtida na execução de um plano de aula, elaborado no contexto de retorno das aulas presenciais, na modalidade híbrida, em 2020. Na produção desse plano, fizemos uso de réplicas da cultura material dos povos pretéritos, com o objetivo de criar um espaço de aprendizagem significativa e de educação patrimonial para os alunos das turmas de sexto ano, da escola municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal, localizada na periferia de Lajeado. Durante a elaboração desse, foram considerados os percalços passados pela comunidade escolar em meio à pandemia e às aulas remotas, além das habilidades previstas na BNCC. Em suma, foi possível concluir que a estimulação da criatividade, o diálogo e as atividades práticas desenvolveram a confiança e a proatividade dos discentes, visto que os alunos passaram a ser mais autônomos, propositivos e participativos durante as aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Xavier Soares, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora das redes municipais de Lajeado e Teutônia (Rio Grande do Sul). ORCID iD: 0000-0002-4087-6483. E-mail para contato: 1990txs@gmail.com.

Downloads

Publicado

12-09-2023

Como Citar

SOARES, T. X. A pandemia, o Ensino de História e os novos desafios: a utilização de réplicas de materiais líticos com alternativa pedagógica. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/126945. Acesso em: 29 abr. 2025.