As narrativas históricas nas videoaulas do YouTube

representações, temporalidades e usos

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo dialogar sobre as diversas formas de representações e construção de narrativas históricas nas chamadas videoaulas de História do YouTube. Pretendemos identificar na prática dos chamados Professores Youtubers as diferentes construções, seus contextos, e como o conhecimento histórico é integrado a partir desses elementos narrativos, utilizando como base teórica algumas contribuições de Paul Ricoeur.. Para este trabalho, analisamos três canais do YouTube (Profa Anelize, MundoEdu e Se Liga: Enem e Vestibulares) e suas videoaulas como produtos audiovisuais para o Ensino de História. Como resultado da pesquisa identificamos como elementos comuns aos Professores Youtubers: a preocupação com a síntese do conhecimento histórico, a retórica narrativa lúdica, teatral ou informal e a oralidade expositiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Botelho Rocha, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Ensino de História pela Universidade Federal de Pernambuco (ProfHistória - UFPE), doutorando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). ORCID iD: 0000-0003-1328-0788. Email para contato: pedro.botelho.rocha@gmail.com

Downloads

Publicado

12-09-2023

Como Citar

ROCHA, P. B. As narrativas históricas nas videoaulas do YouTube: representações, temporalidades e usos. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/126678. Acesso em: 29 abr. 2025.