Estudo radiográfico e microscópico das reabsorções radiculares na presença de periodontites apicais crônicas (microscopia óptica e eletrônica de varredura).

Autores

  • João Ferlini Filho
  • Roberto Brandão Garcia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.111056

Palavras-chave:

Reabsorção de raiz, Reabsorção de dente, Raiz dentária

Resumo

O objetivo deste trabalho, que utilizou 72 dentes humanos extraídos, portadores de lesão periapical, foi o estudo morfológico das reabsorções procurando relacionar sua identificação microscópica com a presença ou não do fenômeno na radiografia inicial de diagnóstico. Em uma primeira etapa, procedemos à análise das radiografias correspondentes às setenta e duas amostras, para, em um segundo momento, submetê-las à análise em microscopia óptica. A terceira fase do nosso trabalho constituiu-se na confrontação dos achados radiográficos e microscópico da amostragem, preocupando-nos com aspectos que tenham ocorrido nas duas análises ou em só uma delas. Os resultados da análise radiográfica mostraram que 63,88% das amostras não permitiram identificar reabsorção radicular, sendo incluídas na categoria reabsorção radicular não observável. O restante da amostragem (36,11%) permitiu ver, na radiografia, alguma forma de reabsorção, denominada reabsorção radicular observável. Na análise microscópica, 5,55% das raízes mantiveram contorno radicular íntegro, sendo incluídas na categoria de reabsorção radicular ausente. A maioria, entretanto, 94,44%, mostrou algum tipo de reabsorção, sendo incluída no grupo com reabsorção radicular presente. O presente trabalho deixou claro que as radiografias convencionais não são recursos eficientes para o diagnóstico de reabsorções radiculares em estágios iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-24

Como Citar

Ferlini Filho, J., & Garcia, R. B. (2021). Estudo radiográfico e microscópico das reabsorções radiculares na presença de periodontites apicais crônicas (microscopia óptica e eletrônica de varredura). Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 40(1), 60–64. https://doi.org/10.22456/2177-0018.111056

Edição

Seção

Artigos originais