Proposta de implantação do programa 5S baseado no ciclo PDCA em uma instituição pública de ensino
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-8026.137669Palavras-chave:
Melhoria contínua, Programa 5S, Ciclo PDCA, Instituição Pública de EnsinoResumo
O presente estudo tem como objetivo propor a implantação do Programa 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) baseado no Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action) na secretaria de uma instituição pública de ensino técnico, a fim de minimizar os problemas que interferem na prestação de seus serviços. Para tanto, buscou apresentar um diagnóstico inicial do ambiente de trabalho da secretaria da instituição, conforme os sensos do Programa 5S; desenvolver ações iniciais necessárias visando uma futura implantação do programa 5S baseado no PDCA; e estabelecer um plano de execução para os sensos que compõem o Programa 5S. Trata-se de uma pesquisa dedutiva, aplicada, qualitativa, descritiva e exploratória, sob o formato de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um checklist e da observação não-participante. Quanto aos resultados, foi realizado um diagnóstico inicial do ambiente de trabalho da secretaria da instituição, que possibilitou a descrição da situação do local e subsidiou a proposta de implantação do programa 5S baseado no PDCA, partindo da apresentação de ações inicialmente necessárias por parte da organização, culminando com o estabelecimento de um plano de execução para cada um dos sensos.
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