Estado da arte sobre o uso de Big Data no PDP sob a perspectiva do Data-driven Design voltado à inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.118969

Palavras-chave:

Data-driven Design, Big Data, PDP

Resumo

O Big Data tem ganhado destaque ao possibilitar a obtenção de informações acerca do comportamento do usuário que podem ser utilizadas para o gerenciamento do PDP (Processo de Desenvolvimento de Produto), apoiando a tomada de decisão estratégica. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise crítica, exploratória e qualitativa da literatura, sobre estudos de Big Data para o PDP, através do DDD (Data-Driven Design), visando a inovação. Por meio da Revisão Bibliográfica, foi possível identificar lacunas e ênfases acerca dos temas. Foram analisadas as fontes, tipos e processamento dos grandes dados dentro das atividades das macrofases do PDP. Os resultados apontam oportunidades de pesquisa para o DDD no PDP e de contribuições do uso do Big Data. No entanto, também demonstram a necessidade de novas linguagens e capacitações dentre os profissionais envolvidos e reestruturação do PDP para integrar de maneira sistemática e estratégica o uso de dados no seu processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valkiria Pedri Fialkowski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Área: design. Departamento: núcleo de design e sustentabilidade. Doutoranda e mestre em design pela UFPR, MBA em Marketing pela FGV, pesquisadora nas áreas de gestão do Design, sustentabilidade e data-driven design. Sócia fundadora da empresa ARBO design, onde atua em projetos de inovação e design estratégico.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Edição

Seção

Artigos