Análise da aplicação de Roadmapping em ambiente digital como apoio à formulação de estratégia em uma universidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.119091

Palabras clave:

Roadmapping, Planejamento estratégico, Universidade.

Resumen

O método Roadmapping é utilizado mundialmente para identificar, explorar e mapear estratégias de uma organização, com sua utilização extensa e prática. No entanto, alguns casos não são amplamente difundidos na literatura, como no planejamento estratégico de uma universidade, gerando desafios para a aplicação do método nesses ambientes. Ademais, sua aplicação em ambiente digital apresenta desafios especiais. A pesquisa teve como base um estudo de caso, objetivando estudar melhores caminhos para a aplicação do Roadmapping digital no planejamento estratégico de um departamento de uma universidade. A aplicação teve o apoio de quatro integrantes de um grupo de pesquisa e o professor orientador do grupo que conduziu o projeto. Assim, a aplicação do Roadmapping digital permitiu a criação de um mapa estratégico que se mostrou útil para o objetivo dos stakeholders. Finalmente, considerações sobre o Roadmapping em ambiente digital e sobre o potencial de abordagens contingenciais para customização do método foram expostas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Luiz Pontelo de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Engenheiro de Produção (2015), mestre em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (2018) com doutorado ? em curso ? em Inovação Tecnológica (ambos pela UFMG), com período de estudos em UC Berkeley, USA (2018). Desde 2018 é professor do Depto. de Engenharia de Produção/PUC Minas, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo Tecnológico e Inovação (GETI/Praça da Liberdade), orienta a empresa Jr. Easy Consultoria Jr. e é membro do Conselho Pastoral. Entre 2015 e 2019 foi CEO e fundador da Seja Direto, startup campeã da quarta rodada do programa SEED. Após conduzir a incorporação da Seja Direto ao grupo TIGE/Loocalizei, fundou a d20Labs.tech (2019), fábrica de software e produtos digitais, da qual é atualmente CEO. Pesquisador voluntário do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI/UFMG) desde 2015, também atuou como consultor em inovação tecnológica em empresas de porte variado, bem como aceleradoras e entidades governamentais. Atua voluntariamente em iniciativas do San Pedro Valley como mentor e conselheiro de startups. Especialista em produtos digitais e empreendedorismo digital, tem por interesses de pesquisa heurísticas e métodos para ambientes de incerteza, desenvolvimento de produtos digitais e empreendedorismo digital. Ver mais em: www.linkedin.com/in/mslzposa/

Publicado

2021-10-26

Número

Sección

Artigos