Implementação do gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica

Autores/as

  • Carla Simone Ruppenthal Neumann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bárbara Severo dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carla Schwengber ten Caten Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.26361

Palabras clave:

gerenciamento por categorias, medicamentos, rede de varejo

Resumen

Devido ao crescimento do mercado de varejo farmacêutico, às mudanças recentes na forma de exposição dos produtos e à necessidade de entender os consumidores, realizou-se a implementação do gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica. O gerenciamento por categorias possibilita a análise dos produtos trabalhados em grupos de itens que possuam características semelhantes entre si, além de melhorar o atendimento às necessidades do consumidor. Por meio da análise de dados, conhecimento dos produtos e reuniões com os gestores da empresa foi possível entender as particularidades do mercado e definir estratégias, metas e ações para cada categoria. O diferencial desse trabalho é propor indicadores que comparam os diferentes medicamentos para compor um indicador global. Os resultados obtidos permitem classificar as diferentes categorias a partir de um indicador global, possibilitando a seleção de categorias e produtos para o desenvolvimento de ações diferenciadas.

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Biografía del autor/a

Carla Simone Ruppenthal Neumann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Administração

Bárbara Severo dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Produção e Transportes

Carla Schwengber ten Caten, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Produção e Transportes

Publicado

2013-03-21

Número

Sección

Artigos