Atributos do produto valorizados no processo de decisão de compra de cerveja: um estudo qualitativo com universitários

Autores/as

  • Alessandro Cassiano Carvalho Neves Tagnin FEA-RP/USP
  • Janaina de Moura Engracia Giraldi FEA-RP/USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.25945

Palabras clave:

Comportamento do consumidor, Processo de Decisão de Compra, Critérios de Avaliação, Regras de Decisão, Cerveja

Resumen

A evolução do setor cervejeiro no Brasil traz um alto grau de competitividade e faz do conhecimento do comportamento do consumidor uma peça-chave para a conquista de diferenciais competitivos. Um público-alvo bastante visado por estas empresas é o universitário, principalmente pelo fato de estarem formando suas preferências com relação à cerveja. O artigo tem por objetivo descrever o processo de compra de cerveja por um grupo de universitários, por meio de pesquisa exploratória qualitativa, destacando-se os atributos considerados mais importantes para a decisão. Constatou-se que os critérios de avaliação variam de acordo com a ocasião de consumo, sendo esses critérios: preço, temperatura, marca e embalagem (em ocasiões festivas) e sabor, recomendação, rótulo e ponto-de-venda (em compras para consumo próprio). São utilizadas tanto regras de decisão compensatórias quanto não compensatórias e há forte influência de fatores sociais na escolha. Os resultados podem contribuir ao planejamento de estratégias no setor, servindo de base para estudos futuros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandro Cassiano Carvalho Neves Tagnin, FEA-RP/USP

Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Universidade de São Paulo.

Janaina de Moura Engracia Giraldi, FEA-RP/USP

Professora Doutora do Dep. de Administração da FEA-RP/USP

Publicado

2013-03-21

Número

Sección

Artigos