Plano de Negócios de uma Confecção a partir do Produto: Estudo de Caso em uma Microempresa Mineira
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-8026.118873Resumo
As PMEs - Pequenas e Micro Empresas são amplamente reconhecidas por sua importância econômica e social, notadamente para geração de empregos e garantia da economia local por meio do empreendedorismo. Por outro lado, a ausência de um plano de negócios adequado representa um risco para a sustentabilidade das PMEs, em especial daquelas nascentes, em processo de implantação ou (busca de) consolidação. Este artigo apresenta o processo de elaboração de um plano de negócio para implantação de uma confecção de roupas femininas, focada em calças de cós alto em Itabirito, cidade da região central de Minas Gerais, Brasil. A partir de uma revisão de literatura e pesquisa de mercado, foi realizado um estudo sobre a sustentabilidade do negócio, quando foram levantadas informações junto a clientes, fornecedores e concorrentes. Ao final do estudo foi possível identificar os componentes necessários para uma elaboração do plano de negócios para a confecção, direcionando a empresa para alcance dos seus objetivos nos próximos cinco anos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-10-26
Edição
Seção
Artigos