Proposta de implantação do programa 5S baseado no ciclo PDCA em uma instituição pública de ensino

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.137669

Keywords:

Melhoria contínua, Programa 5S, Ciclo PDCA, Instituição Pública de Ensino

Abstract

O presente estudo tem como objetivo propor a implantação do Programa 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) baseado no Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action) na secretaria de uma instituição pública de ensino técnico, a fim de minimizar os problemas que interferem na prestação de seus serviços. Para tanto, buscou apresentar um diagnóstico inicial do ambiente de trabalho da secretaria da instituição, conforme os sensos do Programa 5S; desenvolver ações iniciais necessárias visando uma futura implantação do programa 5S baseado no PDCA; e estabelecer um plano de execução para os sensos que compõem o Programa 5S. Trata-se de uma pesquisa dedutiva, aplicada, qualitativa, descritiva e exploratória, sob o formato de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um checklist e da observação não-participante. Quanto aos resultados, foi realizado um diagnóstico inicial do ambiente de trabalho da secretaria da instituição, que possibilitou a descrição da situação do local e subsidiou a proposta de implantação do programa 5S baseado no PDCA, partindo da apresentação de ações inicialmente necessárias por parte da organização, culminando com o estabelecimento de um plano de execução para cada um dos sensos.

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Author Biographies

Ingrid Nascimento da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda no Programa de Gestão, Inovação e Consumo pela UFPE - Campus Acadêmico do Agreste e graduanda em Licenciatura em História pela Universidade de Pernambuco. Formada em Administração pela UFPE - CAA, formada em Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos e Técnica em Secretaria Escolar. Atual estagiária docente da disciplina de Comportamento Organizacional. Foi monitora na disciplina de Contabilidade de Empresas, Jovem Aprendiz no setor administrativo do Hospital Mestre Vitalino, estagiária pela Secretaria de Educação e Esporte do estado de Pernambuco, especificamente na Escola Técnica Estadual-Antônio Arruda de Farias e Assistente em Departamento Pessoal no setor de Gestão de Pessoas do Novo Atacarejo.

Anderson Tiago Peixoto Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, lotado no Núcleo de Gestão do Centro Acadêmico do Agreste - CAA. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2019), Mestre em Engenharia de Produção (2013) e Graduado em Administração (2008) pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atua, principalmente, nas áreas de Logística Empresarial, Gestão da Produção, Gestão da Qualidade e Gestão de Custos. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Relações Interorganizacionais de Cooperação; Arranjo Produtivo Local (APL); Supply Chain Management (SCM); Supply Chain Collaboration (SCC); Supplier Selection Problem (SSP); e Modelagem de Apoio à Decisão Multicritério (MCDA).

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Published

2024-10-28