Autoavaliação Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise por meio da Teoria de Resposta Ao Item

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.135387

Palabras clave:

Teoria da Resposta ao Item, Autoavaliação Institucional, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Resumen

A busca pela qualidade é presente na realidade das instituições de ensino superior. O sistema nacional de avaliação da educação superior tem o propósito de assegurar um padrão de qualidade para a educação superior elencando diretrizes para que comissões próprias de avaliação realizam a autoavaliação institucional na comunidade acadêmica com o propósito de identificar o grau de concordância desta para com as dimensões do sistema nacional de avaliação da educação superior. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo a validação e interpretação de uma escala de medida para mensurar a perspectiva de concordância ou discordância de pós-graduandos em relação à autoavaliação institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. O instrumento composto por 16 itens foi aplicado em 2019 e 2.709 respostas foram analisadas. Para tanto realizará um comparativo com as informações obtidas pela análise da teoria da resposta ao item com as informações divulgadas pela comissão própria de avaliação no relatório de autoavaliação institucional de 2019. O resultado foi a validação e interpretação da escala de medida proporcionando mais informações para tomada de decisão e melhor entendimento acerca do grau de concordância dos discentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AERA; APA; NCME. Standards for Educational and Psychological Testing. American Educational Research Association, 2014. 9780935302356.

ANDRADE, D. F. D.; TAVARES, H. R.; DA CUNHA VALLE, R. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. ABE, Sao Paulo, 2000.

ARAUJO, C. R. F. D.; OLIVEIRA DIAS, M. D. Políticas de avaliação e padões de qualidade da educação superior no brasil. International Journal of Development Research, 11, n. 11, p. 52284-52293, 2021.

ARRUDA, J. A. D.; PASCHOAL, T.; DEMO, G. Uso dos resultados da autoavaliação institucional pelos gestores da Universidade de Brasília. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 24, 2019.

BERNARDES, J. D. S.; ROTHEN, J. C. O campo da Avaliação da Educação Superior: foco na Comissao Propria de Avaliação. 2016, 8, n. 23, p. 30, 2016-08-30 2016.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília 2004a.

BRASIL. Roteiro de Autoavaliação Institucional – Orientações Gerais. TEIXEIRA, I. N. D. E. E. P. E. A. Brasília: Inep/MEC: 41 p. 2004b.

BRASIL. Instrumento de Autoavaliação Institucional aplicado à Pós-Graduação. (CPA), U. F. D. S. C. C. P. D. A. Florianópolis 2019.

BROSSMAN, B. G.; LEE, W.-C. Book Review: Mark D. Reckase, Multidimensional Item Response Theory. New York, NY: Springer. 2009. 354 pp. Applied Psychological Measurement, 34, n. 8, p. 641-645, 2010.

DE AYALA, R. J. The theory and practice of item response theory. Guilford Publications, 2013. 1462514693.

EDWARDS, M. C.; HOUTS, C. R.; CAI, L. A diagnostic procedure to detect departures from local independence in item response theory models. Psychological methods, 23, n. 1, p. 138, 2018.

LORD, F. M. Applications of item response theory to practical testing problems. Routledge, 2012. 0203056612.

NUNES, E. B. L. D. L. P.; DUARTE, M. M. S. L. T.; PEREIRA, I. C. A. Planejamento e avaliação institucional: um indicador do instrumento de avaliação do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 22, n. 2, p. 373-384, 2017.

PASQUALI, L. Instrumentação psicológica-fundamentos e práticas. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

PASQUALI, L.; PRIMI, R. Fundamentos da teoria da resposta ao item: TRI. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 2, n. 2, p. 99-110, 2003.

RECKASE, M. D. Unifactor Latent Trait Models Applied to Multifactor Tests: Results and Implications. Journal of Educational Statistics, 4, n. 3, p. 207-230, 1979.

RECKASE, M. D. Multidimensional item response theory models. In: Multidimensional item response theory: Springer, 2009. p. 79-112.

SAMEJIMA, F. Estimation of latent ability using a response pattern of graded scores. Psychometrika monograph supplement, 1969.

SCHINDLER, L.; PULS-ELVIDGE, S.; WELZANT, H.; CRAWFORD, L. Definitions of Quality in Higher Education: A Synthesis of the Literature. Higher Learning Research Communications, 5, n. 3, p. 3-13, Sep 2015 2015.

Publicado

2023-12-15