Análise da aplicação de Roadmapping em ambiente digital como apoio à formulação de estratégia em uma universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.119091

Palavras-chave:

Roadmapping, Planejamento estratégico, Universidade.

Resumo

O método Roadmapping é utilizado mundialmente para identificar, explorar e mapear estratégias de uma organização, com sua utilização extensa e prática. No entanto, alguns casos não são amplamente difundidos na literatura, como no planejamento estratégico de uma universidade, gerando desafios para a aplicação do método nesses ambientes. Ademais, sua aplicação em ambiente digital apresenta desafios especiais. A pesquisa teve como base um estudo de caso, objetivando estudar melhores caminhos para a aplicação do Roadmapping digital no planejamento estratégico de um departamento de uma universidade. A aplicação teve o apoio de quatro integrantes de um grupo de pesquisa e o professor orientador do grupo que conduziu o projeto. Assim, a aplicação do Roadmapping digital permitiu a criação de um mapa estratégico que se mostrou útil para o objetivo dos stakeholders. Finalmente, considerações sobre o Roadmapping em ambiente digital e sobre o potencial de abordagens contingenciais para customização do método foram expostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Luiz Pontelo de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Engenheiro de Produção (2015), mestre em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (2018) com doutorado ? em curso ? em Inovação Tecnológica (ambos pela UFMG), com período de estudos em UC Berkeley, USA (2018). Desde 2018 é professor do Depto. de Engenharia de Produção/PUC Minas, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo Tecnológico e Inovação (GETI/Praça da Liberdade), orienta a empresa Jr. Easy Consultoria Jr. e é membro do Conselho Pastoral. Entre 2015 e 2019 foi CEO e fundador da Seja Direto, startup campeã da quarta rodada do programa SEED. Após conduzir a incorporação da Seja Direto ao grupo TIGE/Loocalizei, fundou a d20Labs.tech (2019), fábrica de software e produtos digitais, da qual é atualmente CEO. Pesquisador voluntário do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI/UFMG) desde 2015, também atuou como consultor em inovação tecnológica em empresas de porte variado, bem como aceleradoras e entidades governamentais. Atua voluntariamente em iniciativas do San Pedro Valley como mentor e conselheiro de startups. Especialista em produtos digitais e empreendedorismo digital, tem por interesses de pesquisa heurísticas e métodos para ambientes de incerteza, desenvolvimento de produtos digitais e empreendedorismo digital. Ver mais em: www.linkedin.com/in/mslzposa/

Downloads

Publicado

2021-10-26

Edição

Seção

Artigos