O Atendimento Educacional Especializado para a Educação Infantil em Quatro Municípios do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana

Autores/as

  • Joseane Frassoni dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Cláudia Rodrigues de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Mauren Lúcia Tezzari UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palabras clave:

Educação Infantil, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Inclusão Escolar, Rio Grande do Sul

Resumen

O presente artigo é parte de uma pesquisa que objetivou analisar as práticas do Atendimento Educacional Especializado para a Educação Infantil nas Redes Municipais de Ensino (RME) de quatro municípios do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana, apontando aspectos específicos da oferta desse serviço de apoio na primeira etapa da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos de produção de dados entrevistas semiestruturadas com um roteiro de perguntas abertas com o gestor da Educação Especial e dois professores do Atendimento Educacional Especializado da Educação Infantil de cada município estudado. Como referencial teórico, destacamos Barbosa sobre a Educação Infantil; e referenciais da Educação Especial: Baptista, Bueno, Benincasa-Meirelles. Assim como as legislações referentes à Educação Infantil e à Educação Especial. Os resultados sugerem: existência de formas plurais na organização do serviço de apoio para a Educação Infantil; aposta na docência colaborativa entre professor do Atendimento Educacional Especializado e do professor da sala de aula regular; abertura de turmas de Educação Infantil em escolas de Ensino Fundamental para cumprir com a obrigatoriedade da matrícula aos quatro anos. 

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Publicado

2017-09-29

Cómo citar

dos Santos, J. F., de Freitas, C. R., & Tezzari, M. L. (2017). O Atendimento Educacional Especializado para a Educação Infantil em Quatro Municípios do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana. Políticas Educativas – PolEd, 10(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/76813