O método de Marx na pesquisa sobre políticas educacionais
Palavras-chave:
Materialismo Histórico-Dialético, Políticas Educacionais, Neoliberalismo.Resumo
Este artigo tem por objetivo abordar a temática da matriz teórica marxista como enfoque metodológico na pesquisa sobre políticas educacionais para além da simples observação e descrição dos fenômenos sociais, num esforço de clarificação metodológica. Há a necessidade de superarmos as análises redundantes, caracterizadas por conceituação fraca e por um poder de generalização, que se esquiva de realizar uma análise crítica com vistas a sua transformação. Com o avanço das concepções neoliberais no processo de definição de políticas educacionais, o materialismo histórico-dialético (MHD) apresenta-se como o enfoque metodológico que contribui para o desenvolvimento de pesquisas neste campo de investigação. Buscaremos apontar alguns elementos fundamentais do MHD que, como ciência filosófica, significou uma mudança fundamental na interpretação dos fenômenos sociais, como também um referencial revolucionário e transformador.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.