Em Busca do Direito à Informação: por que os alunos de escolas públicas não conhecem as políticas de inclusão do ensino superior?

Autores

  • Jade de Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Empoderamento, Equidade, Informação, Sistema de Cotas.

Resumo

O objetivo do presente artigo foi versar sobre a política de reserva de cotas (cotas) no ensino superior e descobrir o nível de informação de alguns alunos do ensino médio a respeito dessa medida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O foco da pesquisa foram os alunos de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre e foram aplicados trinta e seis questionários. A partir da análise das trajetórias dos alunos observou-se que a maioria dos alunos poderia concorrer ao sistema e desejava cursar o ensino superior. Apesar de eles serem o público alvo da política, não a conheciam e não pensavam ter direito a ela. Verificou-se que os alunos não estavam empoderados de seu direito de concorrer às vagas reservadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Barros, J. de. (2015). Em Busca do Direito à Informação: por que os alunos de escolas públicas não conhecem as políticas de inclusão do ensino superior?. Políticas Educativas – PolEd, 8(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/56218

Edição

Seção

Jovens Pesquisadores