A ESCOLA SECUNDÁRIA E A TRANSIÇÃO PARA A GRADUAÇÃO:

normativas e discursos da política educacional de Entre Ríos (Argentina)

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar as regulamentações e os discursos dos funcionários do órgão de política educacional da província de Entre Ríos (Argentina) sobre a transição da escola secundária para o mundo do trabalho e para o ensino superior. Ele faz parte de um projeto de pesquisa em andamento cujo objetivo é investigar as expectativas futuras, os significados sobre educação e trabalho de jovens no último ano do ensino médio na cidade de Paraná, província de Entre Ríos, no período entre 2023-2024. Neste artigo, primeiro consideramos a dimensão da política educacional com base em uma análise legal, normativa e política da legislação nacional e provincial sobre o ensino médio. Em segundo lugar, investiga-se e compara-se a agenda das autoridades políticas da jurisdição provincial em relação à graduação e à transição da escola secundária para o trabalho ou para o ensino superior. No caso das regulamentações, é feita uma distinção entre regulamentações nacionais e provinciais. Nesse sentido, a Lei de Educação de Entre Ríos (2008), juntamente com a implementação de novos projetos curriculares provinciais (2010 e 2011), incorpora espaços que buscam possibilitar a transição de jovens próximos à formatura para o mundo do trabalho e para o ensino superior. Como destinatários das políticas provinciais, parte dos resultados de uma pesquisa com uma amostra representativa de alunos do último ano do ensino médio é recuperada, com o objetivo de questionar o que é afirmado nos regulamentos e pelos funcionários. No discurso dos funcionários públicos, destaca-se a centralidade das políticas e programas voltados para a garantia da permanência e da conclusão - dados os indicadores críticos do ensino médio -, embora haja pouca menção às características atuais do mercado de trabalho e, consequentemente, à preparação para o futuro. Após a mudança de administração política - dezembro de 2023 - apenas um dos funcionários entrevistados ainda está no cargo, de modo que a questão da continuidade dessas políticas se torna relevante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Kummer, Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER-Argentina)

Profesora y Licenciada en Ciencias de la Educación, Magister en Educación con Orientación en Historia y Prospectiva (FCEDU, UNER) Doctora en Ciencias Sociales (UNER). Profesora Titular Ordinaria de las cátedras Metodología de la Investigación Social (FcEDU/UNER) y Metodología de la Investigación (FADU/UNL). Participación en distintos proyectos de investigación, con énfasis especial en el vínculo educación, política y sociedad.

 

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Kummer, V., Hernán, A. E., & Raffa, M. M. (2025). A ESCOLA SECUNDÁRIA E A TRANSIÇÃO PARA A GRADUAÇÃO: : normativas e discursos da política educacional de Entre Ríos (Argentina). Políticas Educativas – PolEd, 18(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/145035