A TRAJETÓRIA E O CRESCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO:

um breve panorama

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Resumo

O presente artigo se propõe a trazer um breve panorama sobre a trajetória e o crescimento do setor de Ensino Superior no Brasil, abordando as principais mudanças legislativas e as políticas públicas catalizadoras dessa transformação, assim como alguns de seus desdobramentos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada em revisão bibliográfica e análise documental. A pesquisa justifica-se pelas intensas mudanças que a Educação Superior vem enfrentando no Brasil, sobretudo a partir de meados dos anos 2000, com a entrada de grandes grupos de capital aberto no setor. Dentre os principais desdobramentos dessas mudanças temos, de um lado, uma maior democratização do acesso ao Ensino Superior, sobretudo com o aumento do número de alunos na rede privada, a mercantilização, a expansão da educação a distância e a a queda nos preços da mensalidade, mas por outro os números mostram a perda de qualidade da oferta de ensino em diversos cursos, por falta de políticas de regulação que deem conta dos novos cenários.

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Biografia do Autor

Conrado Antunes Raunheitti, Universidade Estácio de Sá (UNESA-Brasil)

Mestrando em Educação (Unesa). Bacharel em Direito (FGV). Membro do conselho de administração da Universidade Iguaçu. 

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis (UCP-Brasil)

Doutor em Comunicação (PUC-Rio), Mestre em Educação (UFF). Professor do UNILASALLE-RJ e pesquisador do Nugeppe/UFF e do JuX (PUC-Rio).

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

Antunes Raunheitti, C., & Mocarzel, M. S. M. V. (2025). A TRAJETÓRIA E O CRESCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: : um breve panorama. Políticas Educativas – PolEd, 18(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/142817