Assistência da união na educação básica: referenciais de políticas de gestão em foco

Autores/as

  • Nalú Farenzena Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Políticas públicas de educação, Políticas de Gestão Educacional, Políticas de gestão escolar, Referenciais de políticas, Relações intergovernamentais na educação.

Resumen

São enfocados referenciais de políticas endereçadas à gestão educacional e escolarna educação básica brasileira. São descritas diretrizes para a gestão no planejamento nacional da educação e políticas que visam àpromoção da cooperação intergovernamental na educação e/ou à promoção da capacidade de gestão de sistemas de ensino e de escolas: formação continuada em gestão, o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e o Programa Dinheiro Direto na Escola. Háuma seção inicial sobre referenciais de políticas, para explicitação do referencial teórico. A discussão destaca que as políticas de gestão envolvem arranjos intergovernamentais, requerem a problematização das funções supletiva e redistributiva da União na educação e são marcadas por ambiguidades quanto a seus fundamentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

Farenzena, N. (2015). Assistência da união na educação básica: referenciais de políticas de gestão em foco. Políticas Educativas – PolEd, 8(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/56542