Índices de distorção idade-série: implicações na gestão educacional

Autores/as

  • Ana Carla Hollweg Powaczuk Universidade Federal de Santa Maria
  • Maiara Luisa Klein Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

políticas públicas municipais, gestão escolar, distorção idade-série

Resumen

Neste trabalho problematiza-se o impacto dos índices de avaliação de aprendizagens na formação de políticas públicas municipais. Parte-se do estudo quali-quantitativo desenvolvido em um município de Santa Maria (interior do Rio Grande do Sul/RS), com os objetivos: compreender a implicação dos índices de distorção idade-série nos 4º e 5º anos do Ensino na gestão do trabalho pedagógico; reconhecer os desafios com que os professores se deparam na gestão do trabalho pedagógico em escolas que apresentam índices elevados de distorção idade-série; identificar ações promovidas para qualificar o processo de ensino e de aprendizagem. O estudo evidenciou os indicadores de aprendizagens como processos regulatórios e impulsionadores de políticas na esfera municipal. Neste sentido, tenciona-se a necessidade de avaliar as ações delineadas e sua correlação com os desafios que se apresentam ao trabalho pedagógico no cotidiano escolar, como forma de superar as circunstâncias que geram a distorção nos diferentes contextos escolares.

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Biografía del autor/a

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação. Professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino, CE/UFSM.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

Powaczuk, A. C. H., & Klein, M. L. (2019). Índices de distorção idade-série: implicações na gestão educacional. Políticas Educativas – PolEd, 13(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/99181