Carreira e remuneração docentes nas redes públicas de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Porto Alegre

Autores/as

  • Laura Dexheimer Trein
  • Nalú Farenzena

Palabras clave:

Carreira Docente, Remuneração Docente, Valorização Docente, Política Educacional, Legislação Da Educação

Resumen

Neste artigo, é realizada uma análise comparada da carreira e remuneração docentes na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O estudo contrasta as duas redes tendo em conta a legislação sobre carreira docente, formas de ingresso, estabilidade na carreira, jornada de trabalho e sua composição, estrutura da carreira, gratificações e remuneração previstas, utilizando como referências as leis nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e 11.738/08 (Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica). Foi feita a análise das normas sobre as carreiras e dos vencimentos dos profissionais. Foram também realizadas entrevistas sobre a efetivação das normas. Destacam-se diversas semelhanças entre as redes de ensino, no que diz respeito à antiguidade de seus planos de carreira docente, jornada de trabalho, concepção do grupo magistério, gratificações previstas e estrutura das carreiras. Ressaltam-se também diferenças quanto à composição das jornadas de trabalho de acordo com a etapa de atuação do professor. As semelhanças não se estendem à remuneração dos professores, havendo grande disparidade entre os vencimentos dos integrantes do quadro de carreira do magistério da rede estadual e da rede municipal em questão.

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Publicado

2017-10-17

Cómo citar

Trein, L. D., & Farenzena, N. (2017). Carreira e remuneração docentes nas redes públicas de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Porto Alegre. Políticas Educativas – PolEd, 11(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/77077