Entre leis e trajetos formativos: uma análise sobre Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura

Autores/as

  • Monique da Silva
  • Valeska Fortes de Oliveira

Palabras clave:

Imaginário Social, Formação Inicial de Professores, Cursos de Licenciatura

Resumen

Este artigo configura-se no recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação que buscou dialogar com os imaginários dos acadêmicos dos semestres finais dos Cursos de Licenciatura – de uma universidade da região Sul do Brasil – sobre a educação em uma perspectiva instituinte, a fim de conhecer de que forma estes cursos de formação inicial contribuem para a mudança e/ou manutenção destes imaginários e da estrutura escolar atual. Análise esta que priorizou os objetivos do curso, a organização curricular, os perfis de professores desejados, as teorias e as bibliografias adotadas nas disciplinas que competem à formação de professores, as ementas das disciplinas e a carga horária. Como educadoras, formadoras de professores, acreditamos na importância dos projetos pedagógicos para a organização das instituições e, além disso, adotamos a clássica ideia de que, antes de serem pedagógicos, os projetos são políticos.

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Publicado

2017-10-17

Cómo citar

da Silva, M., & de Oliveira, V. F. (2017). Entre leis e trajetos formativos: uma análise sobre Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura. Políticas Educativas – PolEd, 11(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/77075