A inserção dos estudantes africanos e afro-brasileiros na Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (UFRGS)

Autores/as

  • Wagner Lemes do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Frederico Matos Alves Cabral

Palabras clave:

Escolarização, Educação Superior, Ações Afirmativas, PEC-G.

Resumen

Na sociedade contemporânea, constata-se uma crescente necessidade de aumento da escolarização das populações, de aquisição de maiores competências para enfrentar o mercado de trabalho e a aspiração das famílias por mobilidade social através da educação. Esses fatores têm contribuído para o aumento da valorização da educação, especialmente no seu nível superior. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a inserção dos estudantes africanos e afro-brasileiros na UFRGS. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: levantamento de bibliografias, dados e documentos sobre o tema, seguida da análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com os estudantes pesquisados. Como resultado, a pesquisa revelou que a inserção destes estudantes no ambiente acadêmico consiste num ganho de capital cultural e social. A inserção dos estudantes africanos se dá principalmente pelo PEC-G, programa realizado pelo Brasil desde 1960 com os países parceiros da América Latina, África e Ásia, no qual a UFRGS participa desde a sua adoção. Por outro lado, a inserção dos estudantes afro-brasileiros dá-se, em especial, através da Política de Ações Afirmativas, implementada no Brasil em 2003. Conforme os relatos dos entrevistados percebe-se que o acesso à educação superior consiste em um importante mecanismo de redução da desigualdade de oportunidades e como fator de promoção da mobilidade social.

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Biografía del autor/a

Frederico Matos Alves Cabral

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Nascimento, W. L. do, & Cabral, F. M. A. (2016). A inserção dos estudantes africanos e afro-brasileiros na Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (UFRGS). Políticas Educativas – PolEd, 9(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/69694