Interlocuções entre educação básica e superior: impactos na formação inicial do pedagogo

Autores/as

  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Moresco Possebon Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Políticas Públicas, Docência, Ensino Superior.

Resumen

Esta pesquisa foi realizada com apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/Brasil e apresenta como objetivo identificar as possíveis contribuições da antecipação do vínculo entre acadêmicos e o campo de atuação, proposta pelo PIBID, no desempenho do estágio curricular obrigatório. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utiliza como instrumento de coleta de dados a análise da documentação legal que embasa as ações do PIBID e dos dados do Censo da Educação Superior no Brasil, além de questionários com as acadêmicas dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi possível concluir, através da pesquisa, que a antecipação do vínculo das acadêmicas com o lócus de atuação profissional promove o desenvolvimento de saberes construídos a parir do trabalho e da experiência, através da gestão pedagógica e do fazer pedagógico, contribuindo para o aprofundamento e a avaliação das ações que desenvolveram no espaço do estágio supervisionado.

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Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Sarturi, R. C., & Possebon, C. M. (2016). Interlocuções entre educação básica e superior: impactos na formação inicial do pedagogo. Políticas Educativas – PolEd, 9(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/69692