Pibid/cultura esportiva da escola: o processo formativo dos estudantes de educação física
Palabras clave:
Educação Física, Processo Formativo, PIBID, Cultura Esportiva da Escola, Formação de Professores.Resumen
O estudo que apresentamos objetivou compreender a repercussão da participação dos acadêmicos do CEFD da UFSM no Subprojeto Cultura Esportiva da Escola, vinculado ao PIBID. Esse teve como sujeitos, Bolsistas de Iniciação á Docência integrante desse Subprojeto. Utilizamos como critérios de inclusão os memoriais escritos entre os anos de 2010 e 2012. Análise dos memoriais nos permitiu identificar que dentre os motivos pelo qual os acadêmicos de Educação Física, buscaram o Subprojeto foi o interesse em estar próximo a escola e o valor das bolas. Sobre o processo de inserção dos bolsistas na escola destaca-se que a pouca experiência na docência dificultou o controle das situações inesperadas por parte dos bolsistas, situações esses que contempla a complexidade do trabalho docente. Em relação ao PIBID e o curso de Formação Inicial (FI) podemos inferir que o mesmo permite a aproximação dos conhecimentos aprendidos na FI nas vivências práticas. Dentre as experiências elaboradas a partir do PIBID, destacamos a dedicação semanal e os planejamentos exigidos. Portanto entendemos que o Subprojeto estudado colabora no processo formativo dos envolvidos, mas ressaltamos que essas vivências não substituem os conhecimentos apreendidos nas disciplinas curriculares, mas que possam ser somadas a elas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-08-31
Cómo citar
Günther, M. C. C., & Costa, T. M. (2015). Pibid/cultura esportiva da escola: o processo formativo dos estudantes de educação física. Políticas Educativas – PolEd, 8(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/56538
Número
Sección
Artículos