Lei 13.006/2014: o instituído e o instituinte na escola e na formação de professores

Autores/as

  • Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Indiara Rech Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Raquel Canton Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Formação de professores, Cinema nacional, Obrigatoriedade, Desafios.

Resumen

O presente artigo apresenta os projetos Cartografando e Cinegrafando a Educação coordenados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Os projetos pretendem construir relações e vivências de professores com o cinema, no que se refere às suas histórias pessoais e profissionais e às formas pelas quais o cinema nelas se faz presente. Objetivam compreender as potencialidades da relação entre o cinema e educação, pensando a sétima arte como dispositivo de formação. Este artigo terá ênfase na discussão dos desafios da inserção e cumprimento, dentro da prática escolar, da Lei 13.006, de 26 de junho de 2014, que torna obrigatório às escolas públicas de Educação Básica a exibição de duas horas mensais de filmes de produção nacional. O cinema é tomado como algo maior que a simples projeção, constituindo-se em uma experiência estética, provocadora de pensamentos e acionadora de saberes, como nos ajudam a pensar Duarte (2002) e Mourão (2001). Esperamos que com as ações propostas e parcerias firmadas seja possível a instituição de outro olhar em relação ao cinema nacional, fazendo da obrigatoriedade a porta de entrada para uma presença que potencialize e qualifique o trabalho dos professores.

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Cómo citar

Oliveira, V. M. F. de, Rech, I., & Canton, F. R. (2015). Lei 13.006/2014: o instituído e o instituinte na escola e na formação de professores. Políticas Educativas – PolEd, 8(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/56226