A Educação Pública Avaliada a partir das Bases de Dados do SIMAVE e ENEM

Autores/as

  • Sabrina Amélia de Lima e Silva

Resumen

Para se conhecer a realidade educacional de um país, são necessários dados de oferta educacional, acesso ao sistema de ensino, modalidades de ensino, fluxo dos alunos ao longo da trajetória escolar e desempenho escolar. No Brasil, esses dados têm sido coletados por diferentes órgãos oficiais, em consonância com a atual Constituição Federal e a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-1996), que estabelece como parte do dever do Estado, em relação à educação, o levantamento de informações estatísticas, cabendo à União a tarefa de coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da educação a partir das bases de dados do SIMAVE e do ENEM. Procura-se relacionar as notas obtidas nessas provas com possíveis fatores de influência no desempenho escolar como, por exemplo, escolas de origem (municipal ou estadual), renda dos pais, ambiente de estudo, interesse dos professores, dentre outros.

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Publicado

2012-11-20

Cómo citar

e Silva, S. A. de L. (2012). A Educação Pública Avaliada a partir das Bases de Dados do SIMAVE e ENEM. Políticas Educativas – PolEd, 5(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/35750