A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017): um estudo de revisão bibliográfica

Autores/as

Palabras clave:

reforma do ensino médio, Medida Provisória 746/2016, Lei 13.415/2017, revisão bibliográfica

Resumen

Este artigo tem por finalidade socializar, de forma sintética, os resultados da pesquisa intitulada: A Reforma do Ensino Médio – Lei 13.415 – no contexto da Gestão Educacional, desenvolvida no âmbito do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo foi mapear e problematizar os enunciados produzidos no campo acadêmico, em artigos científicos, sobre a reforma do ensino médio imposta pela Medida Provisória 746/2016 e instituída pela Lei 13.415/2017. Para tanto, realizamos uma busca sistemática pela literatura e nos utilizamos da Análise Textual Discursiva (ATD) como técnica de análise. Constatamos que os enunciados sobre a reforma do ensino médio nos textos analisados comunicam quatro aspectos fundamentais: o conteúdo problemático, a forma autoritária e inadequada com a qual foi imposta e instituída, a fragilidade dos motivos/argumentos oferecidos para justificá-la, e, por fim, as possibilidades e necessidade de resistência/adaptação no processo de sua implementação.

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Biografía del autor/a

Jonathan Dalla Vechia Bugs, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), atualmente aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação e acadêmico do curso de Especialização em Gestão Educacional no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Maria. Integra o Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação).

Elisete Medianeira Tomazetti

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no curso de Licenciatura em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.

Gilberto Oliari

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFSM. Mestre em Educação pelo PPGE/UNOCHAPECÓ. Licenciado em Filosofia e Ciências da Religião. Bolsista Pós-Graduação FUMDES/UNIEDU. Professor universitário e de Escola Pública da Rede Estadual de Santa Catarina.

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Bugs, J. D. V., Tomazetti, E. M., & Oliari, G. (2020). A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017): um estudo de revisão bibliográfica. Políticas Educativas – PolEd, 14(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109579