Controles e accountability na gestão pública: breve análise de controle social na educação brasileira

Autores/as

  • Maria Goreti Farias Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palabras clave:

accountability, controle público, controle social, Fundeb, participação

Resumen

O artigo discute o controle e accountability na gestão pública. Apresenta as características da accountability, problematizando as dimensões e as categorias horizontal e vertical eleitoral, dando relevância à categoria vertical social. Para isso foram identificadas as principais formas de participação prevista nas normas brasileiras, em especial os conselhos das políticas sociais. Foi analisado o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS – Fundeb), enquanto mecanismo de controle social na educação. As análises preliminares apontam a fragilidade do controle social como possibilidade de fortalecimento dos mecanismos de controle e accountability na gestão pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

Goreti Farias Machado, M. (2019). Controles e accountability na gestão pública: breve análise de controle social na educação brasileira. Políticas Educativas – PolEd, 13(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/99177