Controles e accountability na gestão pública: breve análise de controle social na educação brasileira
Palabras clave:
accountability, controle público, controle social, Fundeb, participaçãoResumen
O artigo discute o controle e accountability na gestão pública. Apresenta as características da accountability, problematizando as dimensões e as categorias horizontal e vertical eleitoral, dando relevância à categoria vertical social. Para isso foram identificadas as principais formas de participação prevista nas normas brasileiras, em especial os conselhos das políticas sociais. Foi analisado o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS – Fundeb), enquanto mecanismo de controle social na educação. As análises preliminares apontam a fragilidade do controle social como possibilidade de fortalecimento dos mecanismos de controle e accountability na gestão pública.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-12-27
Cómo citar
Goreti Farias Machado, M. (2019). Controles e accountability na gestão pública: breve análise de controle social na educação brasileira. Políticas Educativas – PolEd, 13(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/99177
Número
Sección
Dossier