Reorientações gerencialistas das políticas educacionais: impactos na rede municipal de ensino de Porto Alegre

Autores/as

  • Filipe Ribas de Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Graziella Souza dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Gerencialismo, Trabalho docente

Resumen

Este artigo analisa, com base em pesquisas realizadas e em andamento, as reorientações da política educacional da cidade de Porto Alegre-RS identificadas no decorrer dos últimos anos e seus efeitos sobre as escolas e o trabalho docente, a partir da inserção de pressupostos gerencialistas na condução da gestão pública. Inicialmente, retomamos o contexto histórico da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA), que apresenta o relevante e reconhecido projeto de educação, denominado Escola Cidadã, na década de 1990 – marca desta rede de ensino, que despertou interesse de estudiosos de diferentes partes do país e do mundo. Posteriormente, passamos a tratar das mudanças, que diferentes gestões municipais implementaram nos paradigmas das políticas educacionais, a partir especialmente de 2005, assumindo gradativamente orientações mais direitistas e gerenciais. A seguir, caracterizamos os objetivos desta gestão com os conceitos de modernização conservadora (APPLE, 2000; GANDIN; HYPOLITO, 2003) e os mecanismos de gestão gerencialista (BALL, 2002; 2010). Por fim, examinamos alguns impactos causados pelas políticas gerenciais sobre as políticas educacionais da RMEPOA e, especialmente, sobre o trabalho docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Filipe Ribas de Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graziella Souza dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora e supervisora pedagógica na Rede Municipal Ensino de Porto Alegre e mestre doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2018-11-27

Cómo citar

Aguiar, F. R. de, & Santos, G. S. dos. (2018). Reorientações gerencialistas das políticas educacionais: impactos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Políticas Educativas – PolEd, 12(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/87812