A organização curricular na escola de educação integral: o instituído e o instituinte

Autores/as

  • Pedro Ganzeli Universidade Estadual de Campinas
  • Cristiane Machado Universidade Estadual de Campinas
  • Rosane Garcia Dorazio Nogueira Universidade Estadual de Campinas
  • Carolina da Silva Costa Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Educação Integral, Organização Curricular, Escola Pública

Resumen

Esse artigo tem como objetivo descrever e examinar a trajetória de organização curricular de uma unidade escolar de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campinas/SP que, de escola de tempo parcial, foi transformada em escola de educação integral. Para tanto, apresenta-se as normativas que orientam a política de educação integral na Rede Municipal de Ensino, com os objetivos de compreender o projeto societário que a sustenta e de analisar as diretivas sobre a nova organização curricular para a escola de educação integral. Em seguida, reflete-se sobre o caminho trilhado pela escola em questão para o atendimento curricular da educação integral, ponderando-se as iniciativas empreendidas entre o instituído e o instituinte da implementação da educação integral. Conclui-se que a organização curricular foi estruturando-se e instituindo-se pela ação dos sujeitos que atuam, no dia a dia da escola, na direção da formação do sujeito de direito. Os consensos e os conflitos emanados deste processo foram incorporados como próprios do fazer político pedagógico da equipe gestora, promovendo a gestão democrática e o planejamento participativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Ganzeli, Universidade Estadual de Campinas

Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil, Coordenador do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE/FE/UNICAMP).

Cristiane Machado, Universidade Estadual de Campinas

Professora Dra. da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil, vice coordenadora do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE/FE/UNICAMP).

Rosane Garcia Dorazio Nogueira, Universidade Estadual de Campinas

Especialista em Gestão Educacional, Diretora Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Campinas, SP, Brasil.

Carolina da Silva Costa, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga, Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Campinas, SP, Brasil.

Publicado

2018-11-27

Cómo citar

Ganzeli, P., Machado, C., Nogueira, R. G. D., & Costa, C. da S. (2018). A organização curricular na escola de educação integral: o instituído e o instituinte. Políticas Educativas – PolEd, 12(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/87808