Organização institucional e indicadores de qualidade: um estudo de caso em duas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará

Autores/as

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula
  • Stephanie Barros Araújo
  • Ciro Mesquita de Oliveira
  • Maria Luzirene Oliveira Nascimento
  • Océlio Fernandes Pereira

Palabras clave:

Avaliação Educacional, Indicadores Educacionais, Política Educacional.

Resumen

A presente pesquisa objetiva analisar os indicadores de qualidade de duas escolas de Ensino Médio públicas do Estado do Ceará: a Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Anísio Teixeira e a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Paulo Petrola. Essa análise busca compreender os elementos que se diferenciam e que podem gerar assimetria nos resultados das avaliações de larga escala. O marco temporal de análise das escolas, corresponde ao período entre 2010 a 2019. A vereda metodológica empreendida corresponde à um estudo de caso com abordagem qualitativa, do tipo documental e bibliográfica. Constata-se que no cenário de centralização da política de avaliação educacional a lógica da efetividade, da profissionalização e da seletividade no ingresso estudantil contribuem significativamente para atender os indicadores, além dos determinantes institucionais que as unidades de ensino seguem, uma vez que se diferencial no percurso.

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Biografía del autor/a

Alisson Slider do Nascimento de Paula

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED). Professor do Centro Universitário Inta (UNINTA). Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)

Stephanie Barros Araújo

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED). Professora da Secretaria de Educação de Fortaleza/CE.

Ciro Mesquita de Oliveira

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED). Professor da Secretaria de Educação de Fortaleza/CE.

Maria Luzirene Oliveira Nascimento

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED). Professora da Secretaria de Educação de Maracanaú/CE.

Océlio Fernandes Pereira

Graduado em Ciências (Licenciatura Curta) pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

de Paula, A. S. do N., Araújo, S. B., de Oliveira, C. M., Nascimento, M. L. O., & Pereira, O. F. (2021). Organização institucional e indicadores de qualidade: um estudo de caso em duas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará. Políticas Educativas – PolEd, 15(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/121231