Contribuição das características geomorfológicas na sensibilidade ambiental ao óleo em rios: estudo de caso do Rio Araquá (SP, Brasil)

Autores

  • Daniela F. RIBEIRO Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente/Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
  • Cenira M. LUPINACCI Departamento de Planejamento Territorial/Geoprocessamento, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Paulina S. RIEDEL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.91384

Palavras-chave:

Petróleo, Derrames de Petróleo, Índice de Sensibilidade Ambiental ao Óleo, Carta SAO, Mapeamento Geomorfológico

Resumo

O petróleo é uma das principais fontes de energia utilizada pelo homem atualmente. Essa intensa utilização acarreta riscos ao meio ambiente em relação a acidentes envolvendo derrames desse produto nos ecossistemas, provocando prejuízos socioeconômicos e ambientais. O principal objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar os atributos geomorfológicos que contribuem para a sensibilidade ambiental em ambientes fluviais em um trecho do Rio Araquá (SP). A partir da identificação dos Índices de Sensibilidade Ambiental ao Óleo (ISA), utilizando parâmetros geomorfológicosde origem fluvial do Rio Araquá, localizado no município de São Pedro (SP) foi elaborada a Carta de Sensibilidade Ambiental ao Óleo – Carta SAO desse curso fluvial. A área de estudo apresentou-se com um alto índice de sensibilidade devido à presença de inúmeros depósitos aluviais com presença de vegetação. Tais depósitos se devem à dinâmica meandrante do curso fluvial e também às inúmeras modificações provocadas pelas ações humanas, principalmente atividades de mineração.O mapeamento geomorfológico foi fundamental para a análise e identificação das feições geomorfológicas e para a determinação do ISA das feições. Por fim ressalta-se a importância do trabalho, visto que estudos relacionados a sensibilidade ambiental ao óleo em ambientes fluviais na escala trabalhada nessa pesquisa ainda são pouco desenvolvidos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

RIBEIRO, D. F., LUPINACCI, C. M., & RIEDEL, P. S. (2018). Contribuição das características geomorfológicas na sensibilidade ambiental ao óleo em rios: estudo de caso do Rio Araquá (SP, Brasil). Pesquisas Em Geociências, 45(3), e0670. https://doi.org/10.22456/1807-9806.91384