Classificação fuzzy da vulnerabilidade aos processos costeiros em Pontal do Paraná, Brasil

Autores

  • Nassau N. NARDEZ Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia.
  • Rodrigo M. GONÇALVES Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Departamento de Engenharia Cartográfica, Universidade Federal de Pernambuco.
  • Carlos R. SOARES Centro de Estudos do Mar, Universidade Federal do Paraná.
  • Cláudia P. KRUEGER Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas, Departamento de Geomática, Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78213

Palavras-chave:

Lógica fuzzy, linha de costa, vulnerabilidade aos processos costeiros, monitoramento costeiro, gestão integrada da zona costeira.

Resumo

A classificação da vulnerabilidade aos processos costeiros considerando características tanto naturais quanto antrópicas serve de subsídio para a Gestão Integrada da Zona Costeira (GIZC). Nesta contribuição apresenta-se um sistema fuzzy para classificar a vulnerabilidade aos processos costeiros na região litorânea do Balneário de Pontal do Sul, PR, Brasil. A área de estudo foi dividida em três setores com características distintas, fornecendo diferentes valores para testar o sistema fuzzy. Este contém quatro variáveis de entrada: interferência antrópica, média de altura de ondas, amplitude de marés e a influência da desembocadura de um estuário. A classificação final do modelo apresenta como saída três variáveis linguísticas representando um determinado grau de vulnerabilidade, considerado como: estável, moderado e instável. Os resultados obtidos pelo sistema fuzzy, após a defuzzificação do sistema, são valores numéricos em uma escala de 0 a 8. Neste estudo, foram obtidos os seguintes valores: 5,9; 6,7; e 1,3 para os três setores avaliados, resultando numa classificação instável, instável e estável, respectivamente. Para corroborar a eficácia da modelagem, os resultados foram comparados com classificações existentes da área de estudo. Destaca-se que a metodologia é uma alternativa para contribuir com o papel do especialista e para tomada de decisão em estudos similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-27

Como Citar

NARDEZ, N. N., GONÇALVES, R. M., SOARES, C. R., & KRUEGER, C. P. (2016). Classificação fuzzy da vulnerabilidade aos processos costeiros em Pontal do Paraná, Brasil. Pesquisas Em Geociências, 43(2), 169–181. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78213