Propriedades micromorfológicas de colúvios em encosta no médio vale do Rio Marrecas (Sudoeste do Estado do Paraná) - bases para distinção de formações superficiais alóctones e autóctones em substrato basáltico

Autores

  • Julio C. Paisani Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão
  • Marga E. Pontelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.35814

Palavras-chave:

micromorfologia, depósitos de colúvios, rio Marrecas, Planalto Basáltico

Resumo

Este artigo apresenta a organização microscópica de colúvios encontrados no médio vale do rio Marrecas (Sudoeste do Estado do Paraná), visando auxiliar na diferenciação genética de formações superficiais lateríticas alóctones daquelas autóctones no Planalto Basáltico.  Os métodos incluem: i) o levantamento das propriedades sedimentológicas e a identificação de litofácies; e ii) a descrição micromorfológica de nove lâminas delgadas representantivas das unidades coluviais. A distribuição relativa dos constituintes e das microfeições por processos foram quantificadas nas lâminas, por meio da análise de imagem. As litofácies lama cascalhenta maciça com matriz suportada e cascalho lamoso maciço com matriz suportada foram identificadas. As propriedades microscópicas dos colúvios revelaram microfeições relacionadas a processos deposicionais, herdadas do material de origem e decorrentes de tranformações pós-deposicionais. As microfeições identificadas nas duas primeiras situações podem servir de marcadores da origem alóctone de formações superficiais ricas em oxihidróxidos de ferro, auxiliando na sua diferenciação genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio C. Paisani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e coordena o Lab. Microscopia Ótica da UNIOESTE. Atualmente é consultor científico da Fundação Araucária (Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná) e das revistas científicas: Quaternary International (Elsevier), Pesquisas em Geociências (UFRGS), Revista Brasileira de Geomorfologia (UGB), Terra Plural (UEPG), Ambiência (UNICENTRO), Boletim de Geografia (UEM) e Perspectiva Geográfica (UNIOESTE). Tem experiência na área de Meio Ambiente (Geociências) atuando, principalmente, nos seguintes temas: micromorfologia de sedimentos e paleossolos, cabeceiras de drenagem, hidrologia de encosta, processos erosivos, depressões fechadas, formações superficiais, superfícies aplainadas e Quaternário.

Marga E. Pontelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando nos cursos de Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unioeste - Campus de Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, principalmente nos seguintes temas: pedomorfoestratigrafia, gênese e evolução de solo e relevo, mapeamento geomorfológico, cartografia de riscos geomorfológicos.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Como Citar

Paisani, J. C., & Pontelli, M. E. (2012). Propriedades micromorfológicas de colúvios em encosta no médio vale do Rio Marrecas (Sudoeste do Estado do Paraná) - bases para distinção de formações superficiais alóctones e autóctones em substrato basáltico. Pesquisas Em Geociências, 39(1), 53–62. https://doi.org/10.22456/1807-9806.35814