Caracterização dos graus de fragilidades em estados geoecológicos da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema (SP, Brasil)

Autores

  • Lucas P. OSCO Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade do Oeste Paulista.
  • Marcos N. BOIN Departamento de Geografia, Universidade Federal da Grande Dourados, Rodovia Dourados, Itahum, km 12, Cidade Universitária.
  • Munir J. FELÍCIO Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade do Oeste Paulista.
  • Ana P. M. RAMOS Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade do Oeste Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78273

Palavras-chave:

mapa temático, paisagem natural, ambiente físico, geoprocessamento.

Resumo

O Oeste Paulista, a segunda região mais degradada do Estado de São Paulo, tem na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI 22 / Pontal do Paranapanema a maior representação dos danos ao meio ambiente ocorridos nos últimos anos, nesta porção do estado. O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as unidades ambientais, potencialidades e fragilidades físicas da bacia hidrográfica que compõe a UGRHI 22 por meio da análise integrada e sistêmica dos seus componentes naturais. Nesse sentido, o estudo em questão traz como embasamento teórico e conceitual a teoria da Geoecologia da Paisagem, a qual estabelece que as relações e inter-relações entre os componentes do meio físico possibilitam a reflexão e a compreensão de sua dinâmica. Assim, para a concretização dos objetivos do trabalho, inicialmente, realizou-se o levantamento dos componentes naturais da região, tais como a Geologia, Pedologia, Geomorfologia, dentre outros, o que resultou na elaboração de mapas temáticos que possibilitaram a identificação das características dos elementos da paisagem. Aos componentes atribuiu-se peso de um a cinco, no qual o mais baixo corresponde a uma paisagem estabilizada – e o mais alto a uma paisagem degradada –, tendo vista a identificação da fragilidade segundo suas características físicas Em seguida, a partir da sobreposição dos mapas produzidos a partir desses pesos, calcularam-se suas médias aritmé- ticas. Os resultados apresentam uma definição dos graus atribuídos a cada uma das feições e uma apresentação de um mapa síntese do estado geoecológico, que contribui para o planejamento das atividades antrópicas da UGHR – 22.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-27

Como Citar

OSCO, L. P., BOIN, M. N., FELÍCIO, M. J., & RAMOS, A. P. M. (2017). Caracterização dos graus de fragilidades em estados geoecológicos da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema (SP, Brasil). Pesquisas Em Geociências, 44(2), 235–253. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78273