Avaliação da dinâmica litorânea da região de Baixio/Barra do Itariri, litoral norte do Estado da Bahia, utilizando o Sistema de Modelagem Costeira (SMC-Brasil)

Autores

  • Iracema R. SILVA Departamento de Oceanografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia.
  • Júnia K. GUIMARÃES Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia.
  • Abílio C. S. P. BITTENCOURT Laboratório de Estudos Costeiros, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia.
  • Tais K. RODRIGUES Departamento de Geografia, Universidade Federal da Sergipe.
  • Gerson FERNANDINO A. N. Curso de Pós-Graduação em Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78272

Palavras-chave:

erosão costeira, transporte sedimentar, clima de ondas, cota de inundação.

Resumo

O Sistema de Modelagem Costeira (SMC-Brasil) integra diferentes modelos numéricos que permitem realizar análises em curto, médio e longo prazo de uma praia, contribuindo para estudos e planos de gestão litorâneos. O objetivo deste trabalho é caracterizar a dinâmica de ondas e correntes costeiras do trecho litorâneo entre os povoados de Baixio e Barra do Itariri, litoral norte do Estado da Bahia, a fim de gerar modelos de propagação de ondas, transporte, fluxo sedimentar e cota de inundação. A análise estatística de ondas para a área de estudo, em termos de condições médias e extremas, realizada para águas intermediárias, no Ponto 1 (Ponto Dow), indicou um predomínio das ondas vindas de ESE e SE, com alturas variando de 1,61 a 3,25 m e períodos variando de 7,87 a 13,81 s. A partir deste ponto foi realizada a modelagem do clima de ondas em águas rasas, analisada em outros sete pontos do litoral. Esta análise indicou uma predominância das ondas de SE, alcançando alturas em torno de 1,4 m na zona de arrebentação, e a ocorrência de três zonas de correntes de retorno. O cálculo das taxas médias anuais de transporte longitudinal mostrou a existência de uma zona de divergência no sentido do transporte líquido nas proximidades de Baixio e um aumento no percentual de incidência das ondas de SE seguindo para norte da área. A combinação de eventos de tempestades com marés meteorológicas positivas, marés astronômicas de sizígia e valores extremos de espraiamento de onda, pode resultar em situações de alto risco para ecossistemas e propriedades, com grandes impactos para o litoral estudado, que atualmente já apresenta uma alta vulnerabilidade à erosão costeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-27

Como Citar

SILVA, I. R., GUIMARÃES, J. K., BITTENCOURT, A. C. S. P., RODRIGUES, T. K., & A. N., G. F. (2017). Avaliação da dinâmica litorânea da região de Baixio/Barra do Itariri, litoral norte do Estado da Bahia, utilizando o Sistema de Modelagem Costeira (SMC-Brasil). Pesquisas Em Geociências, 44(2), 221–234. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78272