Aplicação de técnicas de sensoriamento remoto na investigação do controle do posicionamento do Complexo Carbonatítico Seis Lagos e no estudo do depósito (Nb) laterítico associado (Amazonas, Brasil)

Autores

  • Marco B. ROSSONI Programa de Pós-graduação em Geociências, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Artur C. BASTOS NETO Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Dejanira L. SALDANHA Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Valmir S. SOUZA Instituto de Geociências, Universidade de Brasília.
  • Arthur L. GIOVANNINI Programa de Pós-graduação em Geociências, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Claudio G. PORTO Divisão de Geoquímica, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais; Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78196

Palavras-chave:

nióbio, elementos terras raras, laterita.

Resumo

Este estudo teve como objetivos principais identificar as estruturas geológicas que controlaram o posicionamento do Complexo Carbonatítico Seis Lagos, localizado no noroeste do Estado do Amazonas, e contribuir para o conhecimento da geologia do depósito associado, através da delimitação da crosta laterítica e identificação de estruturas internas e de zonas de alteração hidrotermal onde maiores concentrações de Nb e ETR podem ocorrer. Foram utilizados os métodos geofísicos aeromagnetometria, aerogamaespectometria e mapas de anomalia Bouger, análise de modelo digital de elevação e técnicas de processamento de dados orbitais. A principal estrutura regional tem direção geral E-W, extensão de cerca de 400 km. O posicionamento do CCSL ocorreu onde ela é intersectada por estruturas de direção NE-SW e NW-SE. Os limites da crosta laterítica são em grande parte retilíneos, sugerindo estruturas rúpteis, sejam estas as paredes do conduto magmático, aberto seguindo falhas e fraturas, ou falhas que afetaram o corpo após sua cristaliza- ção. As principais estruturas afetando o depósito têm direção E-W ou NNW-SSE, controlaram a formação de vales e cristas, a atuação de processos cársticos com formação de bacias; exerceram, portanto, papel relevante durante o processo de lateritização. Zonas ricas em argilas indicativas de alteração hidrotermal foram identificadas em quatro estruturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-27

Como Citar

ROSSONI, M. B., BASTOS NETO, A. C., SALDANHA, D. L., SOUZA, V. S., GIOVANNINI, A. L., & PORTO, C. G. (2016). Aplicação de técnicas de sensoriamento remoto na investigação do controle do posicionamento do Complexo Carbonatítico Seis Lagos e no estudo do depósito (Nb) laterítico associado (Amazonas, Brasil). Pesquisas Em Geociências, 43(2), 111–125. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78196