Granitóides da Parte Centro/Sudoeste do Escudo Sul-rio-grandense. Novos Dados e Discussões sobre Gênese e Tipologia do Magmatismo Alcalino.

Autores

  • M.C.P. GASTAL Instituto de Geociências/UFRGS
  • R.S. SCHIMITT Instituto de Geociências/UFRGS
  • L.V.S. NARDI Instituto de Geociências/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.21309

Palavras-chave:

granitóides, centro, sudoeste, escudo sul-rio-grandense, dados, discussões, gênese, tipologia, magmatismo alcalino

Resumo

As características petrográficas e geoquímicas do Complexo Anelar Leões, dos diques intermediários Armeiras e do Quartzo Monzonito da Tuna indicam sua afinidade alcalina e justificam seu enquadramento na Suíte Intrusiva Saibro, na porção ocidental do Escudo Sul-rio-grandense. A discriminação dos granitoides shoshoníticos, calci-alcalinos metaluminosos nesta região foi realizada com base em critérios de campo, petrográficos, e principalmente geoquímicos. A partir da utilização de diagramas refletindo o comportamento de elementos como Ti, Zr, Nb, Rb e Y entre outros, conclui-se que a Suíte Intrusiva Saibro é produzida pela diferenciação de magmas gerados a partir da fusão de manto moderadamente enriquecido, registrando efeitos ainda perceptíveis da subducção. O caráter pós-orogênico da Suíte Intrusiva Saibro e o efeito de contaminação crustal na geração de seus termos mais aluminosos são indicados por esses parâmetros.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1992-12-31

Como Citar

GASTAL, M., SCHIMITT, R., & NARDI, L. (1992). Granitóides da Parte Centro/Sudoeste do Escudo Sul-rio-grandense. Novos Dados e Discussões sobre Gênese e Tipologia do Magmatismo Alcalino. Pesquisas Em Geociências, 19(2), 174–182. https://doi.org/10.22456/1807-9806.21309

Edição

Seção

ARTIGOS