Caracterização e geocronologia SHRIMP U-Pb em zircão das rochas subvulcânicas do sistema pórfiro Yarumalito, Distrito de Marmato, Colômbia

Autores

  • Isadora A. HENRICHS Programa de Pós Graduação em Geociências, Laboratório de Geologia Isotópica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • José C. FRANTZ Programa de Pós Graduação em Geociências, Laboratório de Geologia Isotópica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Juliana C. MARQUES Programa de Pós Graduação em Geociências, Laboratório de Geologia Isotópica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Oswaldo ORDOÑEZ-CARMONA Facultad de Minas, Universidad Nacional de Colombia (sede Medellín).
  • Marco S. CASTOLDI Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Kei SATO Centro de Pesquisas Geocronológicas, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78099

Palavras-chave:

Combia, Yarumalito, SHRIMP, Pórfiro, Mioceno, Distrito Mineiro de Marmato.

Resumo

O Distrito Mineiro de Marmato, localizado na Cordilheira Central Andina, é considerado um dos mais antigos da Colômbia e as atividades de extração de ouro remontam à época dos Incas, tendo sido explorado de forma intermitente há mais de mil anos. Inserido neste contexto encontra-se o sistema pórfiro Yarumalito (SPY), caracterizado por concentrar minério em veios controlados por estruturas e stockworks. O sistema ígneo é relacionado ao magmatismo mioceno da Formação Combia. Neste trabalho foram descritas as rochas subvulcânicas diretamente relacionadas às zonas mineralizadas do SPY com o objetivo de caracterizar as intrusões e realizar datação através do método U-Pb em zircão. Amostras selecionadas de duas intrusões férteis, uma andesítica (mais abundante na área) e outra diorítica (de ocorrência mais restrita) com características intrusivas na primeira, foram criteriosamente descritas e datadas por SHRIMP na Universidade de São Paulo. Os resultados apontaram para um intervalo bastante restrito para as idades 206Pb/238U, com médias ponderadas variando de 7,00 ± 0,15 Ma para o andesito pórfiro a 6,95 ± 0,16 Ma para o diorito pórfiro. Estes resultados posicionam o sistema Yarumalito nas fases finais do magmatismo Combia e sugerem um intervalo de tempo restrito para a cristalização das intrusivas portadoras de mineralizações no Yarumalito e do Distrito de Marmato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-27

Como Citar

HENRICHS, I. A., FRANTZ, J. C., MARQUES, J. C., ORDOÑEZ-CARMONA, O., CASTOLDI, M. S., & SATO, K. (2018). Caracterização e geocronologia SHRIMP U-Pb em zircão das rochas subvulcânicas do sistema pórfiro Yarumalito, Distrito de Marmato, Colômbia. Pesquisas Em Geociências, 41(3), 231–242. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78099