Assembléias de foraminíferos e tecamebas associadas a análises sedimentológicas e microbiológicas no delta do rio Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Lazaro L.M. LAUT Laboratório de Micropaleontologia - Departamento de Ciências Naturais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • Frederico S. SILVA Laboratório de Palinofácies e Fácies Orgânica - Departamento de Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Alberto G. FIGUEIREDO JR Departamento de Geologia - LAGEMAR, Universidade Federal Fluminense.
  • Vanessa M. LAUT Laboratório de Palinofácies e Fácies Orgânica - Departamento de Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.35162

Palavras-chave:

foraminíferos, tecamebas, atividade bacteriana, dinâmica ambiental, delta do rio Paraíba do Sul

Resumo

Três setores ambientais foram definidos no delta do rio Paraíba do Sul, localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, com base em assembléias de foraminíferos e tecamebas além de análises sedimentológicas e microbiológicas. A análise em DCA demonstrou que o carbono bacteriano e a concentração de sedimentos finos foram as análises ambientais mais influentes na distribuição das assembléias. Setor I - composto dominantemente por espécies de foraminíferos aglutinantes, índice de diversidade variável, atividade metabólica bacteriana em aero e anaerobiose, sedimentação areno-siltosa; Setor II - composto por assembleias mistas de foraminíferos e de tecamebas, apresentando os maiores valores de diversidade, atividade metabólica bacteriana em algumas regiões em aerobiose e sedimentação arenosa pobremente selecionada; Setor III - caracterizado pela ocorrência de somente tecamebas, com altas concentrações de carbono bacteriano e sedimentação dominantemente arenosa pobremente selecionada. Este setor representou o ambiente fluvial. Os resultados refletiram o comportamento hidrodinâmico da área e podem ser utilizados em estudos para diagnóstico ambiental e vulnerabilidade deste ecossistema, além de poder ser utilizados como base em estudos paleoambientais do delta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lazaro L.M. LAUT, Laboratório de Micropaleontologia - Departamento de Ciências Naturais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Análise de Bacias e Faixas Móveis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2007). Foi pesquisador de Pós-doutorado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009-2010). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Naturais, do Instituto de Biociências da Universidade Federal da Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, ministrando as disciplinas Geologia Geral, Micropaleontologia e Patrimônio e Meio Ambiente. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de foraminíferos e tecamebas, bioestratigrafia, paleontologia, geologia marinha e evolução de ambientes costeiros.

Frederico S. SILVA, Laboratório de Palinofácies e Fácies Orgânica - Departamento de Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas Maria Thereza (2002), graduação em Bacharelado em Biologia Marinha - Faculdades Integradas Maria Thereza (1999), mestrado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é pós-doutorando na Geologia da UFRJ. Foi professor substituto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Microbiologia Marinha e Remediação, atuando principalmente nos seguintes temas: geomicrobiologia, atividade bacteriana, biopolímeros, baía de guanabara, petróleo, sedimento.

Alberto G. FIGUEIREDO JR, Departamento de Geologia - LAGEMAR, Universidade Federal Fluminense.

Possui graduação em Geologia pelo Instituto de Geociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Geologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade de Miami, EUA (1984). Atualmente é professor titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal Fluminense, professor da disciplina Sedimentação Marinha no Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha, professor da disciplina Desastres Naturais, Causas e Efeitos no curso de mestrado profissionalizante em Defesa e Segurança Civil da UFF. Professor de Estratigrafia no Curso de Graduação em Geofísica do depto. de Geologia, UFF. Professor visitante da Universidade de São Paulo, consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultor ad-hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, consultor ad-hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, professor do Programa de Formação de Recursos Humanos na área de petróleo da Agência Nacional do Petróleo (ANP), membro do corpo editorial das revistas: Latin American Journal of Sedimentology and Basin Analysis, Revista Brasileira de Oceanografia e também da revista Geo-Marine Letters da Springer. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em sedimentologia marinha, dinâmica sedimentar e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: baía de Guanabara, Atafona, plataforma continental do Amazonas e bacia de campos.

Vanessa M. LAUT, Laboratório de Palinofácies e Fácies Orgânica - Departamento de Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Ciências Biológias e Biologia Marinha - Faculdades Integradas Maria Thereza (2004), e Pós- graduação em Geologia- Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Botânica e Palecologia, com ênfase em taxonomia de Diatomáceas.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

LAUT, L. L., SILVA, F. S., FIGUEIREDO JR, A. G., & LAUT, V. M. (2011). Assembléias de foraminíferos e tecamebas associadas a análises sedimentológicas e microbiológicas no delta do rio Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisas Em Geociências, 38(3), 251–268. https://doi.org/10.22456/1807-9806.35162