Deslocamentos culturais em Morro Azul: identidade cultural e pertencimento

Autores

  • Grazielli Alves de Lima Mestre em Letras - Literatura e Práticas Culturais - pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
  • Erika Regina de Lima Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.50126

Palavras-chave:

Migração, Identidade Cultural, Pertencimento.

Resumo

A obra Morro Azul: estórias pantaneiras (2010) trata da saga de formação do estado de Mato Grosso do Sul, retratando desde a Guerra do Paraguai até meados da década de 1990. Em virtude do conflito bélico, moradores do estado (ainda Mato Grosso) se viram forçados a sair de suas terras, migrando para o Morro Azul, localizado as margens do rio Aquidauana. A permanência nesse local oportunizou vários contatos culturais, que influenciaram, posteriormente, a vida desses moradores, e por conseguinte, as múltiplas identidades culturais dos mesmos. Desse modo, propomos refletir sobre a influência de movimentos diaspóricos na constituição da identidade cultural desse locus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielli Alves de Lima, Mestre em Letras - Literatura e Práticas Culturais - pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Possui graduação em Letras (2007) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD/MS, Especialização em Letras (2009) - área de concentração "Estudos Literários" pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS e Mestrado em Letras (2012), área de concentração "Literatura e Práticas Culturais" pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD/MS com Bolsa CAPES. Atuou como Professora Colaboradora nos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), bem como no curso de Letras das Faculdades Integradas de Naviraí (FINAV). Atualmente é professora de Literatura e Redação do CIEES - Cursinho pré-vestibular na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé e Coordenadora de tutoria na EaD/UFGD. É revisora linguística do Periódico EaD & Tecnologias Digitais na Educação. Atua ainda, no campo das Letras, nas seguintes áreas: Literatura Brasileira; Literatura Comparada; Estudos Interartes / Intermidiáticos e Estudos Culturais.

Erika Regina de Lima, Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV

Formada em Letras pelas Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV/UNIESP. Desenvolveu pesquisa sobre a obra Morro Azul: estórias pantaneiras (2010), da escritora sul-mato-grossense Aglay Trindade Nantes, sob orientação da Prof. Ma. Grazielli Alves de Lima.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

Lima, G. A. de, & Lima, E. R. de. (2014). Deslocamentos culturais em Morro Azul: identidade cultural e pertencimento. Nau Literária, 10(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.50126