Sobre “por que” e “como” ensinar literatura

Autores/as

  • Inara Ribeiro Gomes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.16231

Palabras clave:

ensino de literatura, formação literária, formação do professor

Resumen

Enquanto a presença da literatura na escola decresce, intensifica-se o debate sobre a formação do leitor literário e sobre o papel da escola nessa formação. Destituída de seus poderes tradicionais, na escola e no mundo, a literatura precisa ser justificada como bem cultural relevante para a aquisição de uma consciência estética, histórica e moral. Defendemos, neste texto, que a circulação da literatura na escola deve contemplar a dimensão social das práticas de leitura, evitando-se o seu esvaziamento pelo discurso pedagógico e preservando-se o jogo estético entre leitor e texto; que o foco das práticas educativas em torno da literatura deve ser o encontro entre o leitor e o texto e não o texto como ilustração de conceitos. Procuramos delinear o cenário do debate e apontar o principal obstáculo para a orientação do ensino literário nesse sentido: a formação literária do professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Inara Ribeiro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e Doutor em Teoria da Literatura. Atualmente é professora do Departamento de Letras da UFPE.Tem publicações sobre a obra de Osman Lins e sobre ensino de literatura.

Publicado

2010-12-03

Cómo citar

Gomes, I. R. (2010). Sobre “por que” e “como” ensinar literatura. Nau Literária, 6(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.16231